O QUE É SINDICATO

Pela trajetória de luta do sindicalismo no Brasil, não é difícil compreender o que é o Sindicato.

O Sindicato foi um espaço construído pelos próprios trabalhadores no desenvolvimento da história, apesar da sua oficialização enquanto instituição pelo Estado.

A simples existência de uma sede com seu corpo administrativo é insuficiente para conceituar o Sindicato. Ele é muito mais do que isso.

Sociologicamente podemos afirmar que o Sindicato é o resultado da ação das massas organizadas em busca de conquistas imediatas e profundas, como salário, emprego, participação política, etc.

A função do Sindicato é criar as condições para que, também, os trabalhadores busquem sua afirmação enquanto “sujeito político autônomo”, capaz de forjar um projeto alternativo de sociedade.

PARA QUE SERVE O SINDICATO

Em síntese, o Sindicato serve para defender os interesses da categoria e organizá-la para conquistas coletivas em defesa de seus direitos e necessidades.

COMO FUNCIONA O NOSSO SINDICATO

Nosso Sindicato funciona com uma diretoria eletiva a cada cinco anos, escolhida a partir de um programa de trabalho.

Essa diretoria se reúne para discutir o dia a dia do Sindicato, traçar e propor planos de trabalho, de luta e seus encaminhamentos.

FRENTES DE TRABALHO

Nosso Sindicato se divide em fretes de trabalho, tendo como finalidade uma melhor organização e maior agilidade nos encaminhamentos; Imprensa e Comunicação; Assistência, Saúde, Lazer e Cultura; Jurídico; Formação Sindical; Previdência; Assuntos Intersindicais e Assuntos Parlamentares.

COMO SÃO TOMADAS AS DECISÕES NO SINPRO – INSTÂNCIAS DE DELIBERAÇÃO

Todos os associados participam das assembleias, que são a instância de decisão abaixo do Congresso que acontece a cada 3 anos. Outro nível de decisão é a Diretoria efetiva para dirigir o SINPRO num período de cinco anos. Todo sindicalizado pode concorrer á eleição. Outra forma de participar é como delegado sindical.

ABRANGÊNCIA

Caconde, Dourado, Ibaté, Itobi, Mococa, Ribeirão Bonito, Santa Cruz das Palmeiras, São Carlos e Tapiratiba.