História

O SINDICATO DOS PROFESSORES DE SÃO CARLOS, cuja sigla é SINPRO SÃO CARLOS, nasceu por iniciativa de trabalhadores em escolas de iniciativa privada de São Carlos/SP que obtiveram o apoio e orientação da federação dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo para procederem a sua fundação.
Atendendo todos os requisitos legais, os trabalhadores eleitos constituíram a primeira diretoria e cadastraram a entidade sindical no MTE – Ministério do trabalho e Emprego adquirindo o código sindical 921.027.422.98164-7 e assim, oficialmente,assumiram a responsabilidade dentro da Área Geoeconômica urbana, no grupo trabalhador, na classe Empregados e na categoria: trabalhadores que têm como ramo de atividade, desenvolver funções, sob vínculo empregatício, em estabelecimentos privados de ensino e educação de todos os cursos, níveis, ramos e graus.
A federação dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo que tinha sob sua responsabilidade a base territorial composta por todos os municípios da chamada base desorganizada resolveu abrir para o SINDICATO DOS PROFESSORES DE SÃO CARLOS alguns municípios e daí praticando todos os requisitos legais a razão social: SINDICATO DOS PROFESSORES DE SÃO CARLOS passou para a denominação de SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO E EDUCAÇÃO DE SÃO CARLOS E REGIÃO com abrangência intermunicipal tendo como base territorial os municípios de CACONDE, DOURADO, IBATÉ, ITOBI, MOCOCA, RIBEIRÃO BONITO, SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS, SÃO CARLOS e TAPIRATIBA.
Por decisão unânime de assembléia geral convocada por fim específico o sindicato desfilou-se da federação dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo e filiou-se na FEDERAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO –FEPESP.